Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

Fatos importantes que marcaram a história da cidade

por Interlegis — publicado 25/08/2015 16h05, última modificação 28/08/2015 15h41
A Cidade - Fidelidade a cultura regional

Emancipada em primeiro de março de 1963, Japaraíba está localizada na região do Alto São Francisco, a 229 km de Belo Horizonte, Minas Gerais. Mais precisamente, entre as cidades de Arcos, Lagoa da Prata, Luz e Santo Antônio do Monte. A cidade é conhecida pela grande produção de fogos de artifício, agropecuária e tranqüilidade. E cada vez mais, conhece os ótimos resultados advindos do progresso ordenado.

A palavra "Japaraíba" significa "pau d'arco", madeira usada pelos índios para fazer arco. Faz também, uma referência a cidade de Arcos. Pois antes de se transformar em Município, Japaraíba era conhecido como São Simão, um povoado arcoense.

O grande responsável pela emancipação da cidade é o padre José Tavares de Moraes. Um homem de fé e ideais políticos. Amigo de infância do ex-governador de Minas Gerais, Antônio Magalhães Pinto. Padre Tavares nasceu em Arcos, em 18 de outubro de 1913, e faleceu aos 86 anos, na cidade de Lagoa da Prata. Seu sepultamento aconteceu em Japaraíba, cidade que tanto amou.

A cidade também se destaca pela fidelidade a cultura regional. Festas tradicionais como a da padroeira Nossa Senhora do Rosário, onde há manifestação forte do Congado; Festa de São Sebastião e o Aniversário da cidade que atrai vários visitantes. Venha conhecer Japaraíba. Estamos de braços abertos para recebê-los.

1860 – Os escravos constroem a Capela N. Srª do Rosário, no antigo São Simão.

1936 – Inaugurada a primeira escola de Japaraíba, Escola Rural Mista de São Simão.

1943 - Construção da primeira Casa Paroquial, demolida em 1983.

1950 – Começa a empreitada urbanística com a chegada de Pe. Sangalli.

1953 à 1957 – Construção da Igreja Matriz e da Escola Estadual Padre Pedro Lamberti.

1953 – Construção da segunda Barragem, responsável por fornecer água aos moradores.

1959 – Construção da Capela Nossa Senhora de Fátima, em Capoeirão.

1962 – Inicia a Construção do Grupo Escolar Júlio Figueiredo Santos, municipalizada em 1996.

1963 – Emancipação Política

1964 – Chegada da energia elétrica, vinda da Usina de Eletricidade São Domingos, no rio Santana.

1964 – Criação do antigo prédio da Prefeitura.

1968 – Criado o Destacamento Policial de Japaraíba.

1968 – Início da assistência médica na cidade.

1971 – inaugurada a Biblioteca Municipal Prof. Márcio Jacinto Lopes, reinaugurada em 2007.

1972 – Criado o primeiro posto do Correios.

1980 – Construída a Igreja da Congregação Cristã do Brasil.

1982 – Mudança no fornecimento de energia elétrica, passando consumir energia da Cemig.

1982 – linhas telefônicas começam a funcionar na cidade.

1984 – Instalação da rede esgoto na cidade.

1986 – Asfaltamento do trecho entre Japaraíba e a Rodovia MG 170.

1990 – Criação da Praça de Esportes José Tavares de Morais.

2007 – Instalada a primeira repetidora de tv

__________________________________________________________________________________________________________

ATA DA SESSÃO SOLENE DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JAPARAÍBA

página 1/2